Casa do Fritz: há 20 anos servidos suas próprias cervejas artesanais em Penedo, além de um menu tradicional alemão (e muito mais)

O restaurante Casa do Fritz, inaugurado em 1997, é o mais tradicional de Penedo, no coração do centrinho. Foi um dos primeiros bares do Rio a apostar na produção própria de cerveja, e minha primeira parada em minha primeira visita a cidade, e lá se vão uns 15 anos. À época eu achei o máximo poder experimentar uma cerveja fresca, feita na casa, ali mesmo na fábrica artesanal e pequena. Hoje estou acostumado com isso, mas estou sempre buscando um bar que faça a sua própria cerveja, ou que esteja servido barris de edição limitada, e nisso Penedo é pródiga: além da Casa do Fritz e do já falado Penedon BrewPub, o lugar conta ainda com a cervejaria Trevisan, que funciona anexa à churrascaria Braseiro – tudo isso, eu acredito, num espaço de um quilômetro, ou menos. Pra quem curte a bebida, Penedo é hoje dos destinos mais legais do Rio.

Se não me engano no início o menu era bem germânico, mas nos últimos tempos ganhos temperos locais (há pratos com trutas), e também passou a explorar receitas que brilham em destinos serranos, em especial no inverno, como fondues, e aí eles incluem uma variação interessante e bem adequada ao lugar: fondue de carne Bavária, feita com caldo de cerveja.

O lugar trocou de mão, com a morte do fundador. Os novos compradores cresceram não apenas o menu, mas também a produção de cerveja, e há uma fábrica de tamanho considerável funcionando nos fundos do restaurante, e hoje encontramos os seus rótulos no estado do Rio com relativa facilidade.

Lager lupulada servida diretamente da torneira – Foto de Bruno Agostini

O cardápio é bem grande, e as porções generosas. Há aquilo tudo o que estamos habituados a ver nas casas alemãs, como kassler, eisbein, salsichas e linguiças, croquetes e chucrute garni, com seus tradicionais acompanhamentos, as saladas de batatas (e as rosti) e mostardas, os chucrutes. Mas vale apostar em receitas que não se vê por aí, como o paprikaschnitzel; “Delicioso prato da culinária alemã servido no restaurante Fritz. Trata-se de um filé suíno à milanesa, com cremoso molho de páprica.”, como bem define o cardápio do lugar, que tem pizzas e todo aquele cardápio estilos anos 1980, com pizzas, massas e tudo o que se possa imaginar. Não vejo grande valor. Legal mesmo é ir nos clássicos, em especial nos citados (as trutas valem a pena, especialmente com a boa cerveja Weiss feita ali).

Hyvä, uma Belgian Blonde Ale com camomila, coentro e laranja; e a Lumberjack, uma Belgian Golden Strong Ale – Foto de Bruno Agostini

A linha de cervejas é bem atraente para quem curte a bebida, e vale ir até lá nem que seja só um aperitivo antes da refeição, para degustar alguns rótulos da casa. Há estilos clássicos feitos com bons parâmetros, como a já citada Weiss, e também a Pilsner, a Vienna, a Red Ale e a Porter, e variações interessantes, como uma Lager lupulada e uma Saison de centeio – esses quase sempre disponíveis nas torneiras.

Há estilos que só encontramos nas garrafas, a menos que tenhamos sorte de ter alguma barril plugado. Para quem gosta de cervejas fortes, vale apostar nas garrafas da Hyvä, uma Belgian Blonde Ale com camomila, coentro e laranja; e a Lumberjack, uma Belgian Golden Strong Ale.

SERVIÇO
Casa do Fritz: Avenida das Mangueiras 518, Penedo. Tel. (24) 3351-1751. http://casadofritz.com.br

E mais: Cinco lugares imperdíveis em Penedo.

 

 

admin

Bruno Agostini é carioca, jornalista e fotógrafo. Especializado em turismo, gastronomia, vinhos e cervejas, viaja o mundo atrás de boas histórias, e da boa mesa. Com passagens por empresas como Jornal do Brasil, O Globo e Editora Abril, foi inspetor de restaurantes do Guia Quatro Rodas e é autor de livros, como guias de viagem, vinhos e restaurantes. Atualmente atua como freelancer, escrevendo para veículos especializados, entre jornais, sites e revistas, como Época Rio, Top Destinos, Carbono Uomo, Eatin’Out e Baco, entre outras. Contato: bagostini@gmail.com Instagram: @brunoagostinifoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *