Entre clássicos centenários e novidades, 5 lugares certeiros para comer ostras em Boston

O bar de ostras do Union Oyster House, aberta em 1826 – Foto de Bruno Agostini

E já que estamos falando de ostras, podemos esticar a viagem até Boston,  como aliás muita gente faz, um ótimo complemento ao roteiro por Nova York. São cerca de 350 quilômetros de distância entre as duas cidades, e a melhor maneira de fazer o trajeto é nos trens da Amtrak (preços a partir de US$ 49, cada trecho, com cerca de três a cinco horas de duração), com a vantagem de se embarcar em estações centrais, de fácil acesso.

As águas geladas e limpas do Atlântico Norte apresentam condições perfeitas para o desenvolvimento de ostras. Em Boston o molusco é o principal ícone da gastronomia local, e nos últimos anos a intensa produção em fazendas marinhas multiplicou a oferta, onipresente em quase todos os restaurantes da cidade. São dezenas, talvez centenas de endereços dedicados à iguaria salina.

Stout com prato de ostras, na histórica Union Oyster House, inaugurada há quase 200 anos – Foto de Bruno Agostini

Com 191 anos – foi inaugurada em 1826 – a Union Oyster House é o mais tradicional, parada mais do que obrigatória no roteiro turístico, instalada em um daqueles tradicionais prédios de tijolinho, na área histórica da cidade. Sempre frescas, são servidas com o ‘world famous cocktail sauce’. Mas nem só de tradição vive o culto à ostra em Boston.

As ostras do ‘grand plateau de fruits de mer’, no bar Boulud – Foto de Bruno Agostini

No Bar Boulud, que funciona no térreo do hotel Mandarim Oriental, ela aparece no vistoso ‘grand plateau de fruits de mer’, e em porções de meia dúzia, com exemplares retirados da água naquele mesmo dia. Aos domingos, o brunch regado a jazz apresenta a infalível combinação entre ostras frescas e grandes espumantes.

Outras duas referências no assunto são o Island Creek Oyster Bar e o Row 34, que pertencem ao mesmo grupo, e se vangloriam de sua produção própria, que abastece os seus balcões. Mas as duas casas não se restringem às ostras criadas por eles, e servem exemplares de todos os EUA, incluindo a costa do Pacífico.

Quando o assunto é variedade, porém, ninguém supera o Neptune Oyster, que tem mais de 20 tipos de ostra disponíveis, incluindo canadenses. Como se isso fosse pouco, esses lugares também brilham no serviço de pratos com pescados, com destaque absoluto para os seus ‘raw bars’, que fazem brilhar os olhos dos amantes dos sabores marinhos, com as suas lagostas, mexilhões, ouriços, king crabs e afins, servidos frios, e em preparações cruas, como carpaccio e tartare. Boston não parece, mas é uma tentação, um paraíso gastronômico desses que ficam na memória, especialmente por conta de suas ostras e outros frutos do mar.

SERVIÇO
Union Oyster House: 41 Union St, Boston, MA 02108. Tel. (+01) 617-227-2750. www.unionoysterhouse.com
Bar Boulud: Hotel Mandarin Oriental, 776 Boylston St, MA 02199. Tel. (+01) 617-535-8800. www.barboulud.com/boston
Island Creek Oyster Bar:  Hotel Commonwealth, 500 Commonwealth Avenue, MA 02215. Tel. (+01) 617-532-5300. www.islandcreekoysterbar.com
Row 34: 383 Congress St, MA 02210. Tel. (+01) 617-553-5900. row34.com
Neptune Oyster: 63 Salem St, MA 02113. Tel. (+01) 617-742-3474. www.neptuneoyster.com

E maisOstras, bloody mary e stout no Grand Central Oyster Bar, ícone de Nova York

P.S. – Esta reportagem foi escrita para a revista Carbono Oumo.

admin

Bruno Agostini é carioca, jornalista e fotógrafo. Especializado em turismo, gastronomia, vinhos e cervejas, viaja o mundo atrás de boas histórias, e da boa mesa. Com passagens por empresas como Jornal do Brasil, O Globo e Editora Abril, foi inspetor de restaurantes do Guia Quatro Rodas e é autor de livros, como guias de viagem, vinhos e restaurantes. Atualmente atua como freelancer, escrevendo para veículos especializados, entre jornais, sites e revistas, como Época Rio, Top Destinos, Carbono Uomo, Eatin’Out e Baco, entre outras. Contato: bagostini@gmail.com Instagram: @brunoagostinifoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *