Don Antonio by Starita: tradição napolitana em Midtown (com pizza frita e Negroni)

Negroni no balcão – Foto de Bruno Agostini

Cheguei no final da tarde, por volta das 17h, para aquele lanchinho básico antes do jantar. Sentei logo no balcão, junto à porta, porque depois de tanto bater pernas por Midtown a sede era grande. Um Negroni e um copo d’água hidrataram. Aperitivo perfeito em qualquer lugar, e ainda mais em uma casa italiana, e mais ainda, em Nova York. Na versão do lugar, feita com Tanqueray Gin, Campari e Carpano Antica Formula, nesta beleza de copo, torna tudo melhor.

O Don Antonio by Starita é uma espécie de santuário para os adoradores de pizza.  Modesto, se declara “best Napolitean pizza in Manhattan”, mas eu posso acreditar que seja dos EUA. Talvez das Américas. Podes crer.

O restaurante é resultado do encontro de Roberto Caporuscio, da famosa Kesté Pizza & Vino, em Nova York (com seus três endereços), e seu “maestro”, Antonio Starita, que pertence à terceira geração de uma linhagem de pizzaiolos napolitanos, da histórica e desejada  Pizzeria Starita a Materdei, em Nápoles, inaugurada em 1901, cujo menu vai muito além da especialidade que batiza o lugar (virou meta conhecer neste ano).

O drinque deu aquela aguçada no paladar, e abriu o apetite.

Belas fotos decoram as paredes – Foto de Bruno Agostini

O lugar tem beleza singela, mas que ajudou a despertar a fome. É aconchegante, apesar de moderno, com paredes de tijolinho, mesas de madeira, e um serviço até caloroso para os padrões nova-iorquinos, algo “veramente” napolitano.

Produção de massas em preto e branco enfeitam o lugar – Foto de Bruno Agostini

O salão é decorado com lindas fotos, de panificação, e outros temas gastronômicos.

Pulei para uma mesa, próxima do forno ardente de madeira, de onde saem as pizzas, pra ver o movimento dos cozinheiros, e quem sabe cobiçar um pedido alheio. Aliás, isso aconteceu muitas vezes, enquanto eu folheava o cardápio, que lista cerca de 60 pizzas diferentes.

Fui na que talvez seja o grande clássico do lugar, ao menos a mais original: a Montanara Starita, pinçada na lista de “pizze fritte (lightly fried pizza)”. Isso aí mesmo que você leu: pizza frita.

Montanara Starita, o clássico da casa – Foto de Bruno Agostini

A cobertura é aquele básico suficiente para fazer ateu acreditar em Deus. O melhor molho de tomate que já vi cobrir uma pizza, isso é certo, com mozzarella de búfala ligeiramente defumada, vinda diretamente da Itália, e folhas de basílico. Só. Basta. Pedi uma taça de Sangiovese que nem me lembro qual, mas que ficou bom, melhorando ainda mais aquele contexto exageradamente delicioso.

Pode reparar que não tem gordura sobrando, e o processo que antecede o forno deixa a massa incrivelmente crocante. Diferente de tudo, nunca vi igual Não posso dizer que foi a melhor pizza de minha vida, aliás em nem mesmo sei qual foi a melhor pizza de minha vida. Mas essa é sem igual, e só por isso, já valeria a visita. Mas, não se esqueça: como eu já dizia… O Don Antonio by Starita é uma espécie de santuário para os adoradores de pizza.  Modesto, se declara “best Napolitean pizza in Manhattan” , mas eu posso acreditar que seja dos EUA. Talvez das Américas.

SERVIÇO
Don Antonio by Starita – 309 West 50th Street (na 8th Ave.), NY 10019. Tel. (+01) 646-719-1043. www.donantoniopizza.com

 

 

admin

Bruno Agostini é carioca, jornalista e fotógrafo. Especializado em turismo, gastronomia, vinhos e cervejas, viaja o mundo atrás de boas histórias, e da boa mesa. Com passagens por empresas como Jornal do Brasil, O Globo e Editora Abril, foi inspetor de restaurantes do Guia Quatro Rodas e é autor de livros, como guias de viagem, vinhos e restaurantes. Atualmente atua como freelancer, escrevendo para veículos especializados, entre jornais, sites e revistas, como Época Rio, Top Destinos, Carbono Uomo, Eatin’Out e Baco, entre outras. Contato: bagostini@gmail.com Instagram: @brunoagostinifoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *