Em dez minutos de vídeo, uma didática apresentação sobre Barolo, Nebbiolo e as Langhe. Por Pietro Ratti

Meu amigo Alexandre Bronzatto é um apaixonado pela Itália, desses que viajam sempre para o país, que fazem pizza em casa, com massa de longa fermentação e molho de tomate próprio, desses que veneram o Barolo, o Barbaresco, as trufas brancas e tudo o mais que cresce nos arredores de Alba, no Piemonte.

Vinhedo em Serralunga d'Alba - Foto de Bruno Agostini
Vinhedo em Serralunga d’Alba – Foto de Bruno Agostini

Quando viajo para a Itália, peço indicações a duas pessoas: ele e Nicola Massa, que aliás foi quem me apresentou ao Bronza, como é chamado esse advogado que é uma pessoa de ouro.

Ele escreve e avalia vinhos, é profundo estudioso do assunto, com inclinações para a enologia italiana.

E foi ele quem garimpou este ótimo vídeo, escrevendo assim: “Em dez minutos de vídeo, uma didática apresentação sobre Barolo, Nebbiolo e as Langhe. Por Pietro Ratti. (em italiano)”.

Coleção de vinhos antigos da vinícola Marchesi di Barolo - Foto de Bruno Agostini
Coleção de vinhos antigos da vinícola Marchesi di Barolo – Foto de Bruno Agostini

Como ele escreveu, está em italiano, mas dá para entender o contexto e várias minúcias, mesmo para quem não entende nada da língua, até porque é muito bem ilustrado e roteirizado.

Para ver, clique abaixo.

Deixo, ainda, o link para uma das matérias que fiz sobre a região.

 

admin

Bruno Agostini é carioca, jornalista e fotógrafo. Especializado em turismo, gastronomia, vinhos e cervejas, viaja o mundo atrás de boas histórias, e da boa mesa. Com passagens por empresas como Jornal do Brasil, O Globo e Editora Abril, foi inspetor de restaurantes do Guia Quatro Rodas e é autor de livros, como guias de viagem, vinhos e restaurantes. Atualmente atua como freelancer, escrevendo para veículos especializados, entre jornais, sites e revistas, como Época Rio, Top Destinos, Carbono Uomo, Eatin’Out e Baco, entre outras. Contato: bagostini@gmail.com Instagram: @brunoagostinifoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *