Harry & Ida’s, no East Village: pastrami, enguia defumada e outras delícias

A pequena loja guarda verdadeiras delícias – Foto de Bruno Agostini
Quem passa na porta pode nem perceber que se trata de um lugar grandioso, embora miudinho, discreto, quase escondido ali no East Village de tanto burburinho, bares, delis e restaurantes. Mas basta entrar pra se perceber que não estamos em um lugar qualquer.
Orelha e pé de porco curados – Foto de Bruno Agostini
Na pequena lojinha vemos carnes sendo curadas junto ao vidro que faz as vezes de parede, deixando quem passa ver o interior do Harry & Ida’s Meat & Supply Co., revelando ao mundo aquelas preciosidades: orelhas e pés de porco curados, e uma série de carnes e embutidos passando por este mesmo processo, além de cogumelos secos e vários produtos artesanais, orgânicos e originais. Vi até juniper selvagem fresco (o zimbro, que dá o sabor do gim), milhos secos e baguetes da casa. Tudo fica exposto em cestos, antigos móveis de madeira, e faz até o lugar parecer mais velho do que é.
Há um cardápio regular, com os clássicos da casa, a começar pelo pastrami, e também por um aclamado sanduíche de enguia defumada, que vou ter que voltar para provar, além de itens sazonais, escritos em papel, abaixo do balcão. Para ver o menu, clique aqui.
The Ida, uma versão menor do clássico sanduíche de pastrami – Foto de Bruno Agostini

 

Fui no pastrami, porque este é um dos temas dessa minha viagem (quase abandonei tudo e pedi a enguia, no momento estou arrependido de não tê-lo feito). Pedi a versão chamada “The Ida”, com metade da quantidade de carne (1/4 de libra, cerca de 115 gramas), mais que suficiente para mim, acredito até que uma proporção mais adequada para um sanduíche (acho que a original, “Pops Pastrami”,  com 1/2 libra, cerca de 225 gramas). A versão “light custa US$ 12, enquanto a mais robusta sai por US$ 17,50.
O sanduíche é um assombro. Ótimo pão, carne deliciosa, se desmanchando como deve ser um bom pastrami. Mas o grande barato são os acompanhamentos: pepino fermentado em “buttermilk”, mostarda com anchovas e dill. Um conjunto harmonioso, untuoso, rico e equilibrado. Seria o melhor pastrami de Nova York? Ainda não posso revelar, em breve farei um comparativo no melhor estilo “Batalha Culinária”, o programa do TLC que põe clássicos da gastronomia americana à prova.
Pode ir sem medo de errar. E mesmo que o East Village não esteja em seu itinerário, vale a pena ir até lá só para conferir.
Como ninguém é perfeito, o Harry & Ida’s não vende vinho nem cerveja. Só tem sucos orgânicos, kombucha e outras coisas que geralmente dispenso.
SERVIÇO
Harry & Ida’s – 189 Avenue A (12 th St), East Village. Tel. +1 (212) 646-864-0967. www.meatandsupplyco.com

admin

Bruno Agostini é carioca, jornalista e fotógrafo. Especializado em turismo, gastronomia, vinhos e cervejas, viaja o mundo atrás de boas histórias, e da boa mesa. Com passagens por empresas como Jornal do Brasil, O Globo e Editora Abril, foi inspetor de restaurantes do Guia Quatro Rodas e é autor de livros, como guias de viagem, vinhos e restaurantes. Atualmente atua como freelancer, escrevendo para veículos especializados, entre jornais, sites e revistas, como Época Rio, Top Destinos, Carbono Uomo, Eatin’Out e Baco, entre outras. Contato: bagostini@gmail.com Instagram: @brunoagostinifoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *