Mc Sorley’s Old Ale House: uma mistura de pub irlandês com saloon do Velho Oeste, em plena Nova York

O antigo balcão, e o piso com serragem – Foto de Bruno Agostini

Um belo balcão de madeira escura descascado pelo tempo parece estar ali desde 1854, ano de inauguração da McSorley’s Old Ale House, no sul de Manhattan, no East Village. Alguns clientes com pinta de assíduos ficam por ali mesmo, bebendo e conversando. As mesas e cadeiras também apresentam as marcas do tempo: devem ter a idade da casa, instalada em um daqueles prédios de tijolinhos que são a cara de Nova York, com direito a escada de incêndio na fachada.

A decoração parece estar lá desde 0 século 19 – Foto de Bruno Agostini

A decoração é lindamente caótica, misturando muitas fotos antigas em preto e branco e recortes de jornal enfeitando as paredes, cheias de penduricalhos, os mais diferentes, de relógios centenários a bandeirinhas da Irlanda, pátria de John McSorley, que chegou aos EUA em 1851 e fundou este endereço, fundamental para se desvendar a alma nova-iorquina.

Aquecimento à moda antiga, com madeira – Foto de Bruno Agostini

Um aquecedor de ferro domina o cenário. Espalhado pela chão, muito pó de serragem. Tem o espírito irlandês, mas também parece um saloon do Velho Oeste – aliás, em 1854 eles existiam aos montes naquela então remota região americana, que começava a se desenvolver A Corrida do ouro na Califórnia foi de 1848 a 1855 (Fonte Wikipedia).

Não parece um saloon do Velho Oeste? – Foto de Bruno Agostini

Parece que estamos em um filme de época. Há cem anos, em 1912, o pintor John French Sloan fez o quadro McSorley’s Bar: a obra mostra que o lugar nada mudou desde então. Bastariam esses elementos estéticos e históricos para fazer da visita ao lugar um dos programas mais imperdíveis de Nova York. Mas existem outros prazeres escondidos ali por detrás da fachada de vidro com madeira escura, onde repousam barris de madeira pintados de verde. Além da atmosfera há os comes e bebes, que são a alma de qualquer boteco que se preze. Para bebericar, as duas cervejas produzidas por eles e, para forrar o estômago, um corretíssimo fish’n’chips, ótima companhia para elas.

McSorley’s Black and Tan – Foto de Bruno Agostini

São duas variedades de cervejas, servidas na pressão, com espuma cremosa, ambas imperdíveis: a McSorley’s Ale (no estilo pale ale, com delicioso amargor) e a McSorley’s Black and Tan (no estilo stout, com sabor levemente adocicado e com aromas defumados).

McSorley’s Ale com fish .n, chips: combina, e muito – Foto de Bruno Agostini

Para acompanhar, a pedida mais comum é mesmo o fish’n’chips, que honra a tradição britânica do lugar: trata-se de um belo filé de peixe com casquinha à milanesa crocante e carne de sabor delicado, servido com batatas fritas rústicas, de tamanho grande, acompanhado de rodelinha de limão siciliano. Para completar, canecas de vidro recheadas com um imperdível molho de mostarda de sabor intenso. Mas o quadro-negro que serve de cardápio ao lado do balcão lista outras comidinhas: podemos pedir sanduíches de presunto com queijo ou de peru, salada de camarão, tábua de queijos, hambúrguer com fritas e até uma sopa (clam chowder, é claro).

A fachada deste bar histórico e delicioso, imperdível mesmo – Foto de Bruno Agostini

 

 

Dizem que este é o bar mais antigo dos Estados Unidos ainda em funcionamento. Até 1970 apenas homens podiam frequentar o lugar. Entre osclientes ilustres encontramos nomes como Abraham Lincoln, John Lennon e o o escritor e.e. cummings, que teria escrito ali o poema “I was sitting in McSorley’s”.

SERVIÇO
McSorley’s Old Ale House – 15 East 7th Street, East Village. Tel. (+01) 212-474-9148. mcsorleysoldalehouse.nyc

admin

Bruno Agostini é carioca, jornalista e fotógrafo. Especializado em turismo, gastronomia, vinhos e cervejas, viaja o mundo atrás de boas histórias, e da boa mesa. Com passagens por empresas como Jornal do Brasil, O Globo e Editora Abril, foi inspetor de restaurantes do Guia Quatro Rodas e é autor de livros, como guias de viagem, vinhos e restaurantes. Atualmente atua como freelancer, escrevendo para veículos especializados, entre jornais, sites e revistas, como Época Rio, Top Destinos, Carbono Uomo, Eatin’Out e Baco, entre outras. Contato: bagostini@gmail.com Instagram: @brunoagostinifoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *