Os feriados de abril, que inauguram a melhor temporada para viagens pelo Rio de Janeiro e arredores (e uma sugestão de roteiros)

Abril não é só um mês especial para os que querem desbravar as cidades, e as mesas, do Rio de Janeiro porque marca o início do outono, a temporada mais aprazível na Região Sudeste, que vai até setembro. Mas também porque é sempre uma sequência de feriados, que podem inspirar roteiros os mais diversos, aqui ou alhures.

Começando pela Semana Santa. Os dois destinos mais atraentes para esse feriadão são as cidades de Paraty, e Tiradentes, em Minas Gerais. Isso por conta das lindas provisões, missas e outros eventos religiosos que acontecem no período, antigas tradições que ficam ainda mais belas tendo como pano de fundo o casario colonial bem preservado dos seus Centros Históricos. Ou, quem sabe, uma subida até Visconde de Mauá, para se jogar no início da temporada de frio?

Quem consegue folgar na quinta pode até considerar uma escapada de avião para lugares mais distantes, como Salvador, Belém do Pará, Serra Gaúcha ou Bonito, por exemplo, e mesmo no exterior, como Buenos Aires, Montevidéu, Santiago e até Lima, no Peru, ou Bogotá – isso para não fazer listas intermináveis. São Paulo, tão pertinho, pode ser ótima escolha, e costuma ter bons preços, e movimento tranquilo em bares e restaurantes.

Vez ou outra guardamos uns dias de folga, para negociar com o chef.  Que tal emendar Semana Santa com Tiradentes? Assim, dá até para considerar Estados Unidos ou Europa (seria a nossa versão do “Spring Break” dos EUA – só que no outono, claro – lá a data geralmente acontece terceira semana do mês de abril, como é o caso). Quem tem quatro dias de folga pode tentar usá-las no período de segunda a quinta-feira (de 17 a 20), e assim ter no total 11 dias livres (de quinta, dia 13, até segunda, dia 24). Nova York, Paris, Londres, Berlim, Toscana? Dá para fazer, com sobra. E considerando, ainda, que geralmente abril é um dos meses mais deliciosos em todo o Hemisfério Norte, a primavera chegando, as suas festas, os ingredientes da estação começando a brotar e aquela alegria que as pessoas sentem depois da longa temporada de muito frio.

Nas duas semanas seguintes, mais dois feriados, que somam três dias de folga. Primeiro, Tiradentes, dia 21, na sexta-feira. Depois, na semana seguinte, 1º de Maio, Dia do Trabalho, na segunda-feira.

Com um dia a menos, é o tempo perfeito para uma escapada para Búzios, sempre muito cheio na Semana Santa, ou para as cidades serranas, como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo e Lumiar, ou ainda o Vale do Café e Penedo, bem mais acessível que Visconde de Mauá, no alto das montanhas do Parque Nacional de Itatiaia.

admin

Bruno Agostini é carioca, jornalista e fotógrafo. Especializado em turismo, gastronomia, vinhos e cervejas, viaja o mundo atrás de boas histórias, e da boa mesa. Com passagens por empresas como Jornal do Brasil, O Globo e Editora Abril, foi inspetor de restaurantes do Guia Quatro Rodas e é autor de livros, como guias de viagem, vinhos e restaurantes. Atualmente atua como freelancer, escrevendo para veículos especializados, entre jornais, sites e revistas, como Época Rio, Top Destinos, Carbono Uomo, Eatin’Out e Baco, entre outras. Contato: bagostini@gmail.com Instagram: @brunoagostinifoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *