Pacco & Bacco, em Tiradentes: pelo conjunto da obra, o melhor restaurante da região atualmente

 

Tiradentes – e adjacências – tem mais de uma dezena de restaurantes muito bons, alguns excelentes, especializados em comida mineira – fora os que exploram outras vertentes culinárias. Da simplicidade, e preço baixo cobrado pelo Tempero da Ângela, em Bichinho, à exclusividade do leitão do Luiz Ney, na Pousada Villa Paulucci; passando pelo Viradas do Largo, casa da embaixadora maior da cozinha mineira, Beth Beltrão, até a Estalagem do Sabor, o Pau de Angu, o Sabor Rural, o Bar do Celso, e tantos outros que fazem desta a cidade mais saborosa do interior do Brasil. Sem falar em outras cozinhas, que não são necessariamente mineiras, mas também excelentes, como o Angatu, o Tragaluz, o Petruccio Boteco e Arte, o Theatro da Villa, o Aldeia Bar…

 

Entre tantos lugares deliciosos, hoje, se eu tivesse que indicar apenas um restaurante em Tiradentes, para uma refeição de alto nível, também considerando outros aspectos relevantes além da comida, que acho importantes na hora de classificar um estabelecimento, esse lugar seria o Pacco & Bacco.

Na decoração, chama a atenção o bar – Foto de Bruno Agostini

A cozinha podemos dizer que tem inspiração mineira, mas de contornos autorais (para ver o menu, clique aqui). O lugar é lindo, com uma decoração que impressiona, um bar vistoso com cadeiras altas que são ótimos para esperar, porque geralmente sempre tem fila, nos fins de semana.

Na carta de vinho, este bom Cabernet Franc… Sim, mineiro – Foto de Bruno Agostini

O serviço é caprichado, a adega de vinhos, além de bela, tem uma seleção bem montada, com direito a vinhos mineiros. Mas, sobretudo, e o que mais importa, a comida é muito boa.

No coração do Centro Histórico, o restaurante nasceu do encontro de dois talentos, o jovem chef Rafael Pires com um antiquário e decorador, Francisco Rodrigues, que cuidou do visual da casa. E que casa. Um desses monumentos da arquitetura colonial que dão lindos aspectos históricos à cidade: Tiradentes é um cenário, e o Pacco & Bacco, esteticamente, assim como acontece na cozinha, é um encontro entre o passado e o presente.

Crocante por fora, se desmanchando por dentro – Foto de Bruno Agostini

O crocante de cordeiro é uma massa fina, de harumaki, que envolve uma paleta que cozinhou lentamente até se desmanchar por completo, com temperos marroquinos, um baile de especiarias, onde sentimos o toque de canela, e aquele perfume arabesco que tanto amamos.

Palmito fresco com lentilhas – Foto de Bruno Agostini

Poderia ter escolhido, ainda, o ovo perfeito, com ragu de cogumelos e bacon; ou até um foie gras… Mas fomos de palmito, in natura grelhado, servido com ragu de lentilhas, purê de inhame cozido no leite de castanha de caju e farofa de banana da terra.

“Criação do chef” Rafael Pires: barriga de porco – Foto de Bruno Agostini

Para fechar, uma barriga de porco que deixou saudades. Prensada e servida com o próprio molho do seu cozimento, além polenta de fubá de moinho d’água e pururuca da pela, em fina fatia. Um prato vistoso e delicioso.

A assim, quando comemos a barriga de porco nos lembramos das carnes na lata de velhos tempos. E agora, escrevendo, até bateu uma saudade, do passado e do presente.

SERVIÇO
Pacco & Bacco: Rua Direita 116, Tiradentes (MG). Tel. 32-3355-1136.  paccoebacco.com.br

admin

Bruno Agostini é carioca, jornalista e fotógrafo. Especializado em turismo, gastronomia, vinhos e cervejas, viaja o mundo atrás de boas histórias, e da boa mesa. Com passagens por empresas como Jornal do Brasil, O Globo e Editora Abril, foi inspetor de restaurantes do Guia Quatro Rodas e é autor de livros, como guias de viagem, vinhos e restaurantes. Atualmente atua como freelancer, escrevendo para veículos especializados, entre jornais, sites e revistas, como Época Rio, Top Destinos, Carbono Uomo, Eatin’Out e Baco, entre outras. Contato: bagostini@gmail.com Instagram: @brunoagostinifoto

One thought on “Pacco & Bacco, em Tiradentes: pelo conjunto da obra, o melhor restaurante da região atualmente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *