Penedon BrewPub: IPA, Sour Ale amadurecida em barril e belo hambúrguer na brasa

As 12 torneira da casa do cervejeiro Sergio Buzzi – Foto de BRuno Agostini

Vou resumir. Penedon é simplesmente o BrewPub mais incrível do Rio, com uma exuberante lista de rótulos produzidos ali, em quantidades limitadas, incluindo uma Sour Ale que sozinha já justifica uma viagem, a meu ver.

Seguidor e amigo dos cervejeiros mais cascudos do Rio, fazia tempo que eu queria visitar o Penedon BrewPub, só de ver as postagens da rapaziada – sem falar que já era antigo apreciador de pelo menos dois rótulos produzidos ali, a Serra da Índia, bela English India Pale Ale; e a Báureti, um deliciosa e originalíssima Smoked Lager.

Então, pouco depois de o bar abrir as portas (às 18h), na noite de sexta, lá estava eu sentado no balcão, acompanhando a retirada das cervejas das mais de dez torneiras. O ambiente é daqueles que amantes da cerveja adoram estar: além da coleção de rótulos da casa, alguns só servidos ali, vemos os tanques de produção, e um barril de carvalho usado no amadurecimento de alguns estilos.

Sour Ale da Penedon – Foto de Bruno Agostini

Fui degustando. Bauréti, Serra da Índia, Casa de Pedra (primeira surpresa da noite, uma incrível Strong Ale maturada em barril de uísque, com 7,2% ABV) até que cheguei na Penedon Barrel Aged Sour, que passou pela barrica de carvalho que enfeita o canto do bar. Pronto. Passei o final de semana com ela. Das melhores cervejas brasileiras que já bebi, num estilo muito próximo da Duchesse de Bourgogne, e fiz esse comentário com Sergio Buzzi, cervejeiro e dono da casa, e quem até então só conhecia via redes sociais e grupos de mensagem.

– Você já é a quarta pessoa que me diz isso.

– Parece muito, mas estou achando esta ainda melhor, mais fresca e perfumada, com as suas notas de morango e aceto balsâmico, e aquele acidez provocativa. Um espetáculo. Tanto assim, que voltei lá durante os três dias de minha estada em Penedo.

O barril onde descansa a Penedon Barrel Aged Sour – Foto de Bruno Agostini

No sábado, depois do almoço, voltei para fazer da Penedon Barrel Aged Sour o meu digestivo, antes do jantar na ótima Pizza da Vila.

No domingo, antes do almoço, lá estava eu de novo, para me despedir, com a missão de – finalmente – provar algo da cozinha, já minha minhas duas incursões anteriores foram apenas etílicas.

Desta vez, fui de Penedon Barrel Aged Sour para aguçar as papilas, antes do hambúrguer, este acompanhado pela Serra das Índias, em lata, porque se tem algo que eu gosto para escoltar um belo burger é uma IPA lupulada, cítrica e refrescante, com o vigor do malte, como esta.

Burger da casa, com beld de carnes na brasa e maionese feita ali, além de cheddar e e cebola caramelizada na Stout – Foto de Bruno Agostini

Belo representante desta categoria que tanto amamos, com 200 gramas de blend de carne da casa, assado na brasa, no ponto exato. Cheddar derretido, cebola caramelada na stout e maionese feita ali mesmo completam o conjunto.

Conjunto este que remete aos primórdios da casa, que abriu as portas em 2002 como uma parrilla argentina, e a partir de 2011 começou a fazer as suas próprias cervejas, e assim acabou mudando o menu, para um perfil mais adequado a este universo de Lagers e Ales, e Sours, é claro. Uma bela história, de outro lugar ABSOLUTAMENTE imperdível em Penedo para aqueles interessados no mundo da cerveja, sejam completamente iniciantes ou os mais avançados iniciados.

A carta de cervejas da Penedon – Foto de Bruno Agostini

SERVIÇO
Penedon BrewPub: Av. Casa da Pedras, 942, Penedo (está a 800 metros do Portal de Entrada de Penedo). Tel. (24) 3351-2072. www.penedon.com.br

E mais: Cinco lugares imperdíveis em Penedo.

admin

Bruno Agostini é carioca, jornalista e fotógrafo. Especializado em turismo, gastronomia, vinhos e cervejas, viaja o mundo atrás de boas histórias, e da boa mesa. Com passagens por empresas como Jornal do Brasil, O Globo e Editora Abril, foi inspetor de restaurantes do Guia Quatro Rodas e é autor de livros, como guias de viagem, vinhos e restaurantes. Atualmente atua como freelancer, escrevendo para veículos especializados, entre jornais, sites e revistas, como Época Rio, Top Destinos, Carbono Uomo, Eatin’Out e Baco, entre outras. Contato: bagostini@gmail.com Instagram: @brunoagostinifoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *