Restaurante Portofino, em Valparaíso: almoço marinho com acento italiano com vista para o Pacífico

 

O panorama, à esquerda, que se tem do terraço – Foto de Bruno Agostini

Um programa clássico dos brasileiros que visitam o Vale de Casablanca é o restaurante Portofino, em Valparaíso. Vários amigos já foram, e o lugar é bem elogiado, pela vista, pelo ambiente, pelos vinhos, pelo serviço e – o que é mais importante – pela comida, com foco nos peixes e frutos do mar, o que fica ainda mais gostoso quando saboreados de frente para o Pacífico, onde são pescados as estrelas do menu, sempre bem frescos.

Olhar à direita – Foto de Bruno Agostini

Vista de 180°, que se diga.

Melhor que isso, só mesmo a influência italiana na cozinha…

Ali pela primeira vez na vida eu realmente gostei do loco, um crustáceo alto, grande, meio duro – cuja carne de sabor não muito forte sempre se mostrou para mim muito borrachuda. Não no Portofino, onde foi onde a iguaria foi servida já cortada em rodelas, com maionese (bem boa, parecia caseira) e uma saladinha.

Entradinhas – Foto de Bruno Agostini

Depois, o “polpo ai olivo”, “laminas de pulpo marinado, en salsa de aceitunas cítricas en cama de lechuga lollo green”, e um copinho de limão, ao lado de um ceviche na colher.

E tome Nimbus Chardonnay, e Cefiro  Sauvignon Blanc…

Ceviche e frutos do mar no vapor – Foto de Bruno Agostini

Em seguida, o “Cipini tutto mare”, segundo o menu “selección de mariscos premium cocidos al vapor, ceviche del día, acompañado de tres tipos de salsa”, a melhor pedida da tarde, não só pelo ceviche dos melhores, mas também pela travessa com frutos do mar, em preparo na medida exata. E pelos bom trio de molhos. Lindo momento, de uma linda tarde. Tinha camarão, polvo, vieira, centolla…

Peixe fresco que é puro conforto – Foto de Bruno Agostini

O principal foi um peixe do dia, bem grelhado, com molho cremoso e acolhedor, que também lambuzada raviólis caseiros de cogumelos. Uma lindeza.

Para arrematar, com um copo do Cefiro Pinor Noir.

SERVIÇO
Portofino Restaurant – Cerro Esperanza, Valparaíso, Chile. Te. (+056) 32-262-1464. Site: portofino.cl Menu: clique aqui.

E mais: Valle de Casablanca e Valparaíso: vinhos, enoturismo e almoço com vista nos arredores de Santiago

admin

Bruno Agostini é carioca, jornalista e fotógrafo. Especializado em turismo, gastronomia, vinhos e cervejas, viaja o mundo atrás de boas histórias, e da boa mesa. Com passagens por empresas como Jornal do Brasil, O Globo e Editora Abril, foi inspetor de restaurantes do Guia Quatro Rodas e é autor de livros, como guias de viagem, vinhos e restaurantes. Atualmente atua como freelancer, escrevendo para veículos especializados, entre jornais, sites e revistas, como Época Rio, Top Destinos, Carbono Uomo, Eatin’Out e Baco, entre outras. Contato: bagostini@gmail.com Instagram: @brunoagostinifoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *