Vinho da semana: Aurora Pinot Noir Varietal

O Aurora Pinot Noir entrega tudo o que eu espero de um Pinot Noir sem grandes pretensões, mas produzido com correção e respeito à fruta, e vendido a bom preço: pago R$ 34 pela garrafa. Nesta faixa, é talvez a melhor relação preço-prazer.

Com digo que entrega tudo o que espeço de uma Pinot, pode-se entender leveza e frescor, boa acidez e baixo nível alcoólico (são só 11%), com coloração clara.

Um vinho ótimo para beber, e também para cozinhar (não use vinhos ruins no seu prato), justo por ter bom preço e acidez elevada.

No nariz é delicado, até simples e direto, com notas de frutinhas vermelhas (cerejas e framboesas) e alguma coisa floral. Na boca acho delicioso, e ótima companhia para comida. Desde um churrasco numa tarde de sol do verão, servido fresquinho, até no preparo e na hora de servir um belo boeuf bourguignon. Sim, versátil também é a palavra.

No momento, encontramos no mercado a safra 2017, mas já provei outras, e não percebi mudanças notáveis de estilo.

 

admin

Bruno Agostini é carioca, jornalista e fotógrafo. Especializado em turismo, gastronomia, vinhos e cervejas, viaja o mundo atrás de boas histórias, e da boa mesa. Com passagens por empresas como Jornal do Brasil, O Globo e Editora Abril, foi inspetor de restaurantes do Guia Quatro Rodas e é autor de livros, como guias de viagem, vinhos e restaurantes. Atualmente atua como freelancer, escrevendo para veículos especializados, entre jornais, sites e revistas, como Época Rio, Top Destinos, Carbono Uomo, Eatin’Out e Baco, entre outras. Contato: bagostini@gmail.com Instagram: @brunoagostinifoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *